VISÃO NOTURNA DE DUBAI

VISÃO NOTURNA DE DUBAI

segunda-feira, 28 de março de 2011

Olimpíada de robôs tem luta de sumô e corridas

Lutas de sumô, provas de velocidade e corridas de obstáculos são alguns dos desafios que 270 robôs de 16 países tiveram de enfrentar nos últimos três dias no RobotChallenge, uma espécie de “Olimpíada” de robôs que começou em Viena, na Áustria, no último fim de semana e termina nesta segunda-feira (28).

A competição representa um dos principais eventos do mundo no que se refere a demonstrações da capacidade de robôs.

O objetivo do encontro é criar um ambiente para o aprendizado criativo sobre as novas tecnologias e a ciência em geral, por meio da experimentação prática.

A intenção é atrair o interesse do público para setores científicos relacionados à robótica, como mecânica, eletrônica e inteligência artificial.

Para isso, os organizadores do desafio europeu criaram seis tipos de competição, que testam a velocidade, os reflexos e até a inteligência das máquinas.

Os robôs disputam lutas de sumô - nas quais só “sobrevive” aquele que conseguir se manter no ringue -, procuram e seguram objetos de acordo com a cor, e fazem corridas com obstáculos em uma linha curva.

Também há uma prova de “estilo livre”, na qual as máquinas, construídas à mão, podem mostrar suas habilidades sem nenhum tipo de restrição.

Os criadores são em sua maioria estudantes de países europeus.

O evento RobotChallenge é realizado em Viena desde 2004, organizado pela Sociedade Austríaca de Ciências Inovadoras da Computação (Innoc) em cooperação com o Ministério de Ciência da Áustria.

O grande vencedor da edição deste ano foi a Polônia, que acumulou seis medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze.



Nenhum comentário:

Postar um comentário